Edital Enem 2018 — Conteúdo Programático da Prova → CONFIRA

O Edital Enem 2018 é o documento publicado pela Inep que contém todas as informações relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio. É por meio dessa publicação que é possível obter detalhes da prova, da inscrição, sobre como funcionará o processo seletivo, qual será o conteúdo das provas e todas as informações importantes relacionadas as provas.

O edital do processo seletivo é publicado através do Diário Oficial da União, no próprio site do Enem e nos principais sites de notícias e blogs especializados para tratar assuntos do exame.

Para quem está se preparando para realizar a edição do Enem 2018, no conteúdo a seguir trouxemos uma série de informações importantes relacionados ao assunto. Confira!

Como funciona o Enem?

O Enem, sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, é uma avaliação que acontece todos os anos e tem como principal objetivo fornecer o acesso ao ensino superior. Em cada edição, o concurso reúne milhares de participantes de todo o Brasil.

Edital Enem 2018

Além do acesso ao ensino superior, o resultado das provas também podem garantir financiamento estudantil através do Fies, desenvolvimento pessoal por meio da autoavaliação e a inserção no mercado de trabalho e melhorias na educação. Pois será possível avaliar o nível de educação de uma determinada região, escola etc.

  • Simulados, vídeo aulas e muito conteúdo? Conheça a Hora do Enem!

As inscrições ENEM são abertas no início de Maio e vão até o fim desse mês. O candidato deverá realizar a sua inscrição diretamente no site da INEP. Para confirmar a sua inscrição, o candidato deverá pagar uma taxa de inscrição. Caso não possuir condições, deverá pedir a isenção da taxa.

Uma vez inscrito, o candidato deverá esperar a publicação do edital para obter todas as informações relacionadas ao exame.

O que é o Edital Enem 2018?

Edital Enem 2018Toda vez que uma edição do Enem acontece, um edital é publicado com todas as informações relacionadas ao exame em si. É uma forma de especificar e relacionar todas as etapas, informações e tudo que será necessário para realizar as provas.

O edital Enem 2018 é publicado através do Diário Oficial da União, no próprio site do Enem e nos principais sites de notícias e blogs especializados para tratar assuntos do exame.

O documento é postado no próprio portal do Exame Nacional do Ensino Médio e geralmente é publicado alguns dias depois do anúncio do exame.

O edital da edição de 2017 possuía 10 páginas com todas as informações relacionadas as provas, locais, data, horário, regras, explicando como funciona o processo seletivo e todas as nuances relacionadas ao exame.

Conteúdo da Prova do Enem

Edital Enem 2018As provas do Enem são consideradas de dificuldade moderada. Contudo, no geral, as questões são todas baseadas nas matérias do ensino médio e, teoricamente, todos os alunos dessa série ou que já tenham concluído a mesma conseguirão realizar os exames sem maiores dificuldades.

O conteúdo das provas é sempre especificado no edital Enem, onde tal prova é composta da seguinte maneira:

Serão 4 provas objetivas, cada uma com 45 questões objetivas de múltipla escolha. As provas compreenderão as seguintes matérias:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens;
  • Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Além dessas provas, o estudante terá que realizar uma redação que será composta de uma dissertação a partir de uma situação-problema. Para a edição de 2018, estão dizendo que o tema será Diversidade Sexual, pois é um assunto que está em alta nesse ano de 2017.

Por isso nós indicamos que, além desse tema, o candidato esteja atento aos temas políticos-sociais mais debatidos do momento para estar por dentro do que poderá cair na redação do processo seletivo.

Algumas mudanças relacionadas as provas foram realizadas. Entre as mais importantes está o fato de que a redação será aplicada no mesmo dia e que as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos.

O edital Enem 2018 será publicada assim que as inscrições forem anunciadas. Não se esqueça de consultar o documento pois será através dele que será possível obter as principais informações sobre o exame.

Consultando o edital enem, o candidato poderá se inteirar verdadeiramente de todas as questões relacionadas ao processo seletivo. Tem alguma experiência para compartilhar? Deixe um comentário!

Deixe um Comentário