Inscrição Enem 2018 — Como se inscrever, Taxa, Isenção → ACESSE

Todos os anos, milhares de brasileiros se preparam para realizar a inscrição Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – com o intuito de participar do processo seletivo que garante o acesso ao ensino superior em instituições públicas.

Além do ingresso em universidades públicas e federais, a nota do exame possibilita a inscrição em programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos), que garante uma bolsa de estudo de até 100% para quem deseja estudar em uma instituição de ensino particular.

Contudo, muita gente ainda possui dúvidas relacionadas sobre como se inscrever no Enem. Para auxiliá-los, elaboramos um conteúdo especial com o intuito de fornecer todas as orientações aos novos participantes.

Faça sua inscrição Enem 2018!

A inscrição Enem é realizada exclusivamente pela internet, por meio do enem.inep.gov.br. É importante que o candidato fique atento aos prazos, que são divulgados no portal e amplamente nos principais sites e blogs do gênero (como esse, por exemplo).

Na edição de 2017, as inscrições para o processo seletivo foram até o dia 19/05/2017. Para confirmar a sua participação, os candidatos que não declararam carência tiveram que pagar uma taxa de R$ 82, a maior até então.

Para participar das inscrições Enem 2018, o candidato deverá seguir os passos descritos abaixo:

Inscrição Enem 2018


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é acessar o site do Inep através do endereço eletrônico a seguir: http://enem.inep.gov.br/ e esperar a página carregar. Nessa página, o interessado deverá clicar na opção Inscrever-se e esperá a próxima página.


Passo 2: Agora será necessário ter em mãos documentos como o RG e o CPF. O candidato deverá preencher todos os campos com extrema atenção, pois essas informações não poderão ser alteradas. Aqui irão as preferências do aluno, assim como seus dados pessoais.

Se você não possuir condições de realizar o pagamento da inscrição, essa é a hora de realizar a declaração de carência.


Passo 3: Depois de realizar a sua inscrição, chegou o momento de realizar o pagamento da taxa para confirmar a participação. Caso tenha declarado carência, não será necessário se preocupar.


Na própria página do participante será relevado as informações relacionadas aos exames, como dia, data, horário e local das provas.

O Enem 2018 é composto por 4 provas objetivas contendo 45 questões cada, além de uma redação que possui um grande peso na hora de obter a nota.

Taxa de inscrição

Inscrição Enem 2018O pagamento da taxa de inscrição será muito importante pois será essa ação que comprovará a participação do estudante no processo seletivo. Caso não haja o pagamento até a data limite, que é geralmente até o final de junho, o aluno ficará impedido de realizar as provas.

Na edição do Enem 2017, a taxa de inscrição foi a mais cara de toda a história do exame. Os alunos tiveram que desembolsar um valor de R$ 82 para poder participar. Na edição de 2016, esse valor foi de 65 – só para visualizar a diferença de ambos os anos.

Nesse ano, a expectativa é que o valor da taxa diminua, mas não há nada certo ou confirmado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

  • Simulados, vídeo aulas e muito conteúdo? Conheça a Hora do Enem!

Para realização do pagamento, o estudante deverá imprimir o guia de recolhimento no próprio site do Inep. Depois, deverá se dirigir a qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos Correios para efetuar a quitação do débito.

Não esqueça de pedir o seu comprovante de pagamento, pois futuramente ele poderá ser requisitado.

Isenção

Há três formas de conseguir a isenção do pagamento da taxa de inscrição ENEM. Confira a seguir cada uma delas e veja em qual dessas situações você se encaixa:


Isenção Automática: Disponível para participantes que concluíram o Ensino Médio no ano de 2018 e estudantes da rede pública de ensino.


Isenção por Lei: Caso o candidato integrar uma família que possua renda por capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública.

Essa isenção também vale para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola particular com o auxílio da bolsa integral.


Isenção por Decreto: Família que recebe até 3 salários-mínimos e que esteja inscrita no CadÚnico.


Novidades da Prova

A partir da edição de 2017, houve algumas mudanças no edital. A começar que agora não será possível mais obter a certificação do ensino médio a partir dos resultados da edição. Outra mudança significativa é que, agora, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos. Não sendo um sábado e um domingo, conforme formato anterior.

Inscrição Enem 2018

A redação será aplicada no primeiro dia de exame. Haverá a possibilidade das provas serem feitas em vídeos na linguagem de Libras, aumentando a acessibilidade das provas.

A inscrição ENEM 2018 é um momento muito importante na vida do participante. Por isso é muito importante prestar atenção nas datas e prazos limites para não perder a oportunidade de participar do processo seletivo.

Ficou com alguma dúvida relacionada as inscrições Enem? Compartilhe-a com a gente através dos comentários!

Deixe um Comentário