Local de Prova Enem 2018 — Como consultar ou Alterar Local → VEJA

O local de prova Enem 2018 é divulgado no cartão de confirmação do participante que, geralmente, torna-se público em um mês antes da realização das provas. Essa é um dos momentos de mais tensão para os participantes, pois será nesse momento que o candidato saberá, com precisão, o local onde deverá se dirigir para realizar as provas.

No ano passado, mais de 6 milhões de participantes participaram do Enem. Muitos participantes não conseguiram realizar o exame por conta de atraso e por não saberem, com exatidão, qual era o local onde era aplicado as suas provas.

Com o intuito de esclarecer todas as dúvidas e questões sobre esse assunto, elaboramos um conteúdo especial abordando os tópicos mais importantes acerca dos locais onde as provas do Enem serão aplicadas.

Quer saber mais? Então continue lendo!

O que é o local de prova Enem 2018?

Local de Prova Enem 2018O local da prova Enem são locais, geralmente escolas, onde receberão os alunos e os exames que serão aplicados. São escolhidos de forma estratégica, sempre buscando melhor atender os estudantes de todas as regiões do País de melhor forma.

Veja, a seguir, como são determinados os espaços para a realização do Enem:

  • Como é determinado?

Todos os anos, o local de prova é determinado de acordo com as escolhas do próprio candidato. Isso porque no momento da inscrição será possível escolher o município preferido para se realizar o exame. No próprio site do Inep será possível realizar essa escolha, através de uma lista com todas as cidades inscritas no sistema.

Dessa maneira, o candidato terá total liberdade de escolher a localidade em que suas provas serão aplicadas. Não correndo o risco de realizar o exame em uma cidade muito longe de seu local de residência.

Dessa maneira, o local é determinado de acordo com as escolhas dos candidatos, levando em consideração o ponto mais próximo de sua casa.

  • Onde é divulgado?

O local de prova é divulgado no cartão de confirmação do participante e, posteriormente, na página do participante no site do INEP.

Depois de realizar a inscrição e todos os passos descritos no edital ENEM 2018, o candidato deverá receber o seu cartão de confirmação um mês antes das provas serem aplicadas.

Nesse cartão estará todas as orientações relacionadas a realização do exame, tais como o local onde as provas serão realizadas e o horário descrito para que os alunos cheguem sem se atrasar.

Como consultar o local de prova?

Para acessar o cartão da prova e, assim, a localização onde serão aplicados os exames, o candidato deverá acessar a página do participante do Enem. Caso você ainda esteja com dúvidas e não sabe, ao certo, como realizar essa ação, elaboramos um passo a passo muito simples de ser seguido. Confira!

Local de Prova Enem 2018


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é o de acessar o portal do Inep através do endereço a seguir: http://enem.inep.gov.br/participante/. Copie e cole esse endereço em sua barra de navegação e clique em ok. Espere alguns segundos para que a página possa carregar completamente.


Passo 2: Agora, será necessário clicar na Página do Participante. Nessa página, o candidato deverá informar o número do seu CPF e a senha utilizada no momento do cadastro. Depois de preencher todos os campos com as informações solicitadas, será necessário clicar na figura correspondente. Feito isso, clique em Enviar.


Passo 3: O cartão de confirmação com o local da prova será divulgado nessa página. Geralmente, a informação fica destacada para que o participante possa conferir a informação de maneira imediata.

Geralmente, o local é anunciado em um prazo de 30 a 45 dias de antecedência ao exame. Por isso é muito importante visitar a plataforma com certa periodicidade para ficar por dentro das informações.

É possível alterar o local de prova?

Sim, é possível. Mas é preciso ficar atento, pois só é possível alterar o local de prova do Enem durante o período de inscrições. Depois que o prazo terminar, o candidato não conseguirá mudar os dados relacionados a sua participação no exame.

Local de Prova Enem 2018

Para saber os prazos que se encerram as inscrições ENEM, fique de olho no Edital ou então nesse blog.

  • Simulados, vídeo aulas e muito conteúdo? Conheça a Hora do Enem!

É muito importante ficar por dentro do local de Prova Enem 2018 para não perder nenhum detalhe sobre a sua participação no exame. Lembre-se de sair com antecedência de casa para não correr o risco de se atrasar, perder as provas e ainda se tornar meme nas redes sociais.

Ficou com alguma dúvida em relação ao local de prova Enem ou gostaria de compartilhar alguma opinião? Converse com a gente!

Deixe um Comentário