Redação Enem 2018 — Possíveis Temas e Dia de Aplicação → VEJA

A Redação Enem 2018 possui um forte peso na hora da nota final do exame. O Enem é composto por quatro provas com 45 questões objetivas sobre as 4 principais áreas de conhecimento mais a redação, que é considerada a quinta prova – com nota independente e com peso próprio. Dessa forma, a nota que uma pessoa tirar na redação tem a possibilidade de elevar ou baixar a média geral.

Sempre seguindo assuntos da atualidade, os temas da redação são outro ponto que deve ser levado em consideração. Para próxima edição muita gente está achando que o tema desse ano será a diversidade sexual. Tema que está em pauta e gerando debates por todo o país.

No conteúdo a seguir, mostraremos como funciona a redação do Enem e quais são os critérios adotados para realizar as avaliações. Caso você esteja prestes a realizar o exame, continue lendo para aprender mais!

Como funciona a redação Enem 2018?

A Redação do Enem funciona como uma quinta prova, sendo aplicada no primeiro dia dos exames. A sua avaliação é baseada em 5 critérios, onde cada critério vale 200 pontos. A nota máxima que um aluno poderá tirar, portanto, é de 1000 pontos.

Redação Enem 2018

Com essa redação o aluno certamente conseguirá obter uma boa média geral e, assim, conseguir bolsa na universidade que desejar. Seja a instituição pública ou privada.

Entre as competências que serão avaliadas, estão:

  • Competência 1

Norma culta: aqui será avaliado a “intimidade” que o participante possui a norma-padrão da escrita da língua portuguesa.

  • Competência 2

Capacidade de leitura: nessa etapa, será avaliada a capacidade de leitura do participante. Será analisado a capacidade de compreensão da proposta e o desenvolvimento do texto de acordo com o tema sugerido. É muito importante focar no que foi proposto e não fugir do ponto da redação.

  • Competência 3

Tese e argumentação: nessa etapa é avaliada a capacidade de argumentação e defesa dos pontos por parte do candidato.

  • Competência 4

Coesão: avalia a utilização de mecanismos de linguagens que são utilizados durante o texto para defender o argumento central da redação.

  • Competência 5

Proposta de intervenção social: avalia se o candidato conseguiu realizar uma proposta para solucionar o programa proposto pelo tema da redação.
Quando for realizar a sua avaliação, lembre-se como funciona a redação Enem e tenha em mente essas cinco competências que serão avaliadas. Assim, será possível aumentar as chances de tirar uma boa nota!

Que dia a redação é aplicada?

Redação Enem 2018Antes da edição anterior, a prova de redação era aplicada no segundo dia. Só que, atualmente, com as mudanças sofridas pelo exame, a redação será aplicada no primeiro dia. Muita gente foi pega de surpresa com essa alteração, porém, muitos candidatos ficaram felizes com a mudança.

Isso porque, para muita gente, a redação é a avaliação que mais demanda de concentração para ser elaborada. Esse foi uma das razões que motivaram a mudança da data.

  • Simulados, vídeo aulas e muito conteúdo? Conheça a Hora do Enem!

Entre as outras mudanças que ocorrerão no Enem, será os dias em que as provas serão aplicadas. As avaliações não serão mais aplicadas nos dias de sábado e domingo. E, sim, em dois domingos consecutivos.

Se você está se preparando para realizar o Enem 2018, confira algumas dicas rápidas para se dar bem na redação. Confira:

1. Pratique bastante

Já ouviu falar que a prática leva a perfeição? No caso da redação, é mais verdade do que nunca. A dica é praticar bastante e realizar diferentes redações, sempre levando em consideração temas atuais. Depois de realizá-las, peça para que amigos avaliem os textos e apontem o que está errado e o que precisa ser melhorado.

2. Leia redações notas 1000 das edições anteriores

Nada melhor do que se preparar lendo as redações perfeitas das edições anteriores. Assim, o candidato poderá ter uma boa se como argumentar no momento de defender o seu ponto.

Possíveis temas da redação

Redação Enem 2018Os temas abordados na redação ENEM são sempre polêmicos, quase sempre se tratando de assuntos em voga e que são interessantes para a sociedade como um todo. Os possíveis temas para esse ano são:

  • Diversidade sexual;
  • Migração;
  • Crise política;
  • Intolerância religiosa.

Contudo, a dica é ficar sempre de olho nos principais noticiários para ficar por dentro de temas populares. Pois, geralmente, os assuntos que caiem na redação são aqueles que são amplamente abordados pela grande mídia.

A Redação ENEM 2018 é muito importante para a nota final. Por isso, é essencial que o candidato esteja bastante preparado. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar!

Deixe um Comentário