Resultado Enem 2018 — Nota do Enem divulgada → CONSULTAR

O resultado Enem 2018 é um dos momentos mais esperados entre os participantes do exame. Para aqueles que estão se preparando para realizar a edição desse ano e a do ano que vem, o momento do resultado é de grande apreensão. Pois será nesse dia que será possível saber se todo o esforço e as horas de estudo valem a apena ou não.

Todos os anos, milhares de estudantes de todo o Brasil se preparam para realizar as duas provas de questões objetivas e a redação que compõe os dois dias do Enem. No ano de 2017, cerca de 6,5 milhões de pessoas pagaram a taxa de R$ 85 para participar da edição.

Se você vai fazer ou fez as provas e está morrendo de ansiedade pelos resultados. Se acalme, respire e continue lendo pois nos tópicos a seguir separamos uma série de informações importantes para você. Confira!

Como consultar o resultado Enem 2018?

O resultado do ENEM será divulgado no ano seguinte ao da edição que, nesse caso, seria em 2018. Geralmente as notas são publicadas pelo Inep em meados de janeiro. Como as provas dessa edição ainda não foram realizadas, muitas pessoas estão buscando informações sobre como poderão consultar o resultado do exame no momento que chegar a hora.

Para ajudá-los nessa questão, elaboramos um passo a passo muito simples de ser executado. Contudo, é importante lembrar que para poder realizar a consulta será necessário ter em mãos o número do CPF e o da senha utilizada na inscrição Enem 2018.

Com todas essas informações em mãos, confira o passo a passo que elaboramos a seguir para consultar o resultado Enem 2018:

Resultado Enem 2018


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é acessando a página do participante no próprio site da Inep. Copie e cole o endereço a seguir em seu navegador http://enem.inep.gov.br/participante/ e aperte a tecla enter. Espere a página carregar completamente.


Passo 2: Nesse momento, será necessário preencher todos os campos com as informações solicitadas. Isso quer dizer que o candidato terá que informar o número do CPF e a senha utilizada no momento da inscrição. Após o preenchimento dessas informações, o usuário deverá selecionar a imagem correspondente e clicar em enviar.


Passo 3: Pronto! Se o resultado ENEM estiver sido divulgado, será possível visualizá-lo nessa página.


Porém, só há um problema. Assim que o resultado é divulgado, o site da Inep sofre com uma grande carga de visitantes. São literalmente milhares de pessoas tentando acessar o site ao mesmo tempo, todos com pressa para saber como foram seus desempenhos no exame.

Por isso, talvez você não consiga consultar as notas nas primeiras horas de liberação. É preciso ter muita paciência para poder visualizar suas notas, na verdade.

Como é calculada a nota do Enem?

Resultado Enem 2018As notas do ENEM são calculadas de maneira complexa, de maneira que os alunos não conseguirão calcular suas próprias notas. Isso porque a instituição utilizada uma metodologia própria, onde cada questão possui um peso diferente. Dessa maneira, questões consideradas mais difíceis terão um peso maior no momento da nota do que as consideradas mais fáceis.

O nome dessa metodologia aplicada no Enem 2018 se chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI) e leva em consideração uma série de fatores, que vão desde as respostas em si até a forma como o candidato respondeu determinadas questões.

Por isso, fica praticamente impossível calcular a sua própria nota do Enem 2018.

  • Simulados, vídeo aulas e muito conteúdo? Conheça a Hora do Enem!

Nessa situação, o participante deverá esperar o anúncio do resultado do Enem pacientemente. A boa notícia é que o resultado é divulgado apenas dois meses após a conclusão das provas. Tempo suficiente para relaxar e depois começar a sofrer novamente com a ansiedade relacionada a espera (nós sabemos muito bem como é!).

Como recuperar a senha do Enem?

A senha do ENEM é muito importante em diversas etapas do exame. Ela será essencial para consultar o resultado do exame. Por isso, caso você tenha esquecido a sua, elaboramos um passo a passo fácil de ser seguido, ensinando como recuperá-la. Confira:

Resultado Enem 2018


Passo 1: O primeiro passo é entrar no site do INEP através do endereço: http://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante e esperar a página carregar.


Passo 2: Agora, será necessário informar a imagem que está aparecendo e depois clicar na opção “Esqueceu a senha?”.


Passo 3: Nessa página, o participante deverá informar o número de seu CPF e o endereço de e-mail utilizado no momento do cadastro. Após preencher os campos com as informações solicitadas, clique em “Enviar nova senha por e-mail”.


Passo 4: Pronto! Dentro de poucos segundos a sua senha será enviada para a sua caixa de entrada.


Agora é só retornar para a página do participante e inserir sua nova senha para acessar o seu espaço.

É importante estar ligado para estar por dentro das informações relacionadas ao resultado do ENEM. Geralmente, as notas são publicadas dois meses após a realização da última prova.

Ficou com alguma dúvida relacionada ao resultado Enem 2018? Deixe suas questões nos comentários!

Deixe um Comentário